A medida foi oficializada por meio de uma medida provisória publicada na última sexta-feira (19) e estabelece a criação de uma fila única nacional para os requerimentos em análise.
Com a mudança, servidores de qualquer agência do país poderão atuar na avaliação de processos acumulados em regiões com maior demanda, independentemente do estado onde o pedido foi protocolado. A expectativa do governo é equilibrar a distribuição de trabalho entre as unidades e acelerar a liberação de benefícios como auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
De acordo com o INSS, mais de 118 mil processos já foram redistribuídos desde a implantação do novo sistema, demonstrando o potencial da medida para reduzir o estoque de pedidos pendentes. Atualmente, a fila de requerimentos previdenciários e assistenciais é um dos principais desafios enfrentados pelo órgão.
Além da fila única nacional, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização dos serviços previdenciários, que incluem a ampliação do atendimento digital e o uso de ferramentas tecnológicas para otimizar a análise dos processos. A expectativa é que as mudanças contribuam para diminuir o prazo médio de resposta aos segurados e garantir maior eficiência na prestação dos serviços.
Texto: Jornal O Madeira